Resumo do Livro Iracema

Resumo do Livro Iracema
5/5 - (1 vote)

“Iracema” é um romance histórico escrito pelo autor brasileiro José de Alencar em 1865. E, nesse artigo vamos preparamos o Resumo do Livro Iracema para você que quer conhecer essa historia sem precisar ler o livro inteiro, então veja aqui o resumo do livro Iracema.

Resumo do Livro Iracema:

O livro começa com a apresentação da personagem principal, Iracema, a “virgem dos lábios de mel”, uma jovem guerreira da tribo Tabajara. Ela conhece o português Martim, que está em uma expedição de colonização liderada pelo seu irmão, Pero Coelho. Martim fica encantado com Iracema e, aos poucos, os dois se apaixonam.

No entanto, o romance entre Martim e Iracema é complicado pela diferença de culturas e pelo conflito entre os portugueses e os indígenas. Iracema se sente dividida entre o amor que sente por Martim e o dever de proteger sua tribo.

Enquanto isso, a expedição portuguesa enfrenta dificuldades com a natureza hostil e a falta de suprimentos. Pero Coelho e seus homens enfrentam batalhas contra os índios locais e, eventualmente, capturam um líder indígena chamado Irapuã.

Iracema, que tem habilidades de curandeira, é convocada para cuidar de Irapuã, e os dois acabam se apaixonando. No entanto, Iracema sabe que, como guerreira de sua tribo, ela deve cumprir seu dever e entregar Irapuã aos portugueses.

Martim e Iracema continuam a se encontrar secretamente, mas seus encontros são descobertos por seus respectivos grupos. Os Tabajaras ficam furiosos com Iracema por se envolver com um português, e os portugueses se ressentem do envolvimento de Martim com uma indígena.

Em meio a tudo isso, Iracema engravida de Martim. Quando seu povo descobre, ela é condenada à morte por traição. Martim tenta interceder em seu favor, mas é impedido pelos líderes Tabajara.

Iracema morre durante o parto, dando à luz um filho chamado Moacir. Antes de morrer, ela pede a Martim que cuide do filho e o leve de volta à sua tribo. Martim cumpre a promessa de Iracema e parte com Moacir para os Tabajaras.

No final do livro, é revelado que Moacir é o ancestral de uma linhagem que se mistura com a raça branca e que, segundo a lenda, os descendentes de Moacir serão “os filhos do Sol” que unirão as raças branca e indígena.

Sobre José de Alencar:

José de Alencar foi um escritor e político brasileiro que viveu no século XIX. Nasceu em 1829 e faleceu em 1877. É considerado um dos mais importantes autores da literatura brasileira, tendo escrito romances, peças teatrais, contos, crônicas e textos políticos. Alencar foi um dos principais representantes do romantismo brasileiro, tendo influenciado gerações de escritores.

Suas obras são marcadas pela exaltação da natureza e da cultura brasileira, além de abordar temas como amor, patriotismo, luta de classes e questões indígenas. Além de escritor, Alencar foi político e ocupou diversos cargos públicos, incluindo a presidência da província do Ceará e a função de deputado e senador pelo Rio de Janeiro. Sua obra é uma importante referência para a literatura e a cultura brasileiras.

Resumo do Livro Iracema

Resumo do Livro Iracema – Conclusão:

Iracema” é uma história de amor e conflito entre culturas que retrata o encontro entre os portugueses e os povos indígenas do Brasil. O livro é considerado um dos clássicos da literatura brasileira e é estudado em escolas e universidades em todo o país, então queremos ajudar disponibilizando o resumo do livro Iracema.

Esperamos que você tenha gostado do Resumo do Livro Iracema, e caso tenha ficado algo em aberto ou você queira expressar sua opinião sobre o assunto, te convidamos a deixar um comentário abaixo. E, se gostou do nosso post mostre para seus amigos que também são fãs dessa obra.

Obrigada pela leitura desse artigo onde falamos sobre o Resumo do Livro Iracema, até a próxima e um forte abraço!

Confira também: Resumo do Livro Torto Arado.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *